domingo, 8 de maio de 2011

II Encontro de Religiosos Irmãos - CRB - Regional Recife

“A VIDA CONSAGRADA DE IRMÃOS”

O segundo encontro de religiosos irmãos da regional Recife da Conferência dos Religiosos do Brasil aconteceu no dia 16 de Outubro de 2010, no convento São Francisco em Olinda - PE.

Esteve entre nós a Ir. Consuelo, OSB, presidente da nossa regional, que partilhou da alegria deste encontro, e enfatizou a importância do grupo de reflexão, bem como convidou a uma maior atuação dos irmãos junto as atividades da CRB regional.A nossa reflexão enquanto grupo foi iluminada pelo texto do frater Henrique Matos “A vida consagrada de irmão”, onde ele aborda a importância da vocação cristã. O irmão leigo faz parte do “Laos”, povo de Deus. Esta vocação é comum a todos nós. Ressalta ainda a importância do sacerdócio ministerial como aquele que está em função do sacerdócio comum a todos. O estudo foi feito em grupos e depois houve um momento de partilha.
O texto trata dos seguintes pontos: A LAICIDADE DA IGREJA, A VIDA RELIGIOSA LAICAL E O PERFIL DO RELIGIOSO IRMÃO.
No momento da partilha, mencionaram-se alguns pontos importantes: A igreja é vista antes de tudo como mistério de comunhão. A condição cristã é a base comum de todos que formam a “EKKLESIA”, ou seja, a primazia do ser cristão. A laicidade do mundo e da igreja que indica que esta está no mundo e participa de suas atividades em todos os campos de maneira diversificada. A vida religiosa consagrada na sua expressão leiga é completa em si mesma. O religioso é alguém que quer radicalizar o seu batismo. O religioso irmão é alguém profundamente identificado com Cristo e seu projeto. È um homem consagrado a Deus e a humanidade. È um homem de comunidade, onde cultiva conscientemente relações humanas caracterizadas pela simplicidade e liberdade. E segundo o texto é um homem apostólico que realiza sua missão numa igreja toda ela ministerial. Os nossos campos de atuação são diversos e isto deve ser visto como riqueza, como contribuição a dinamicidade da vida religiosa consagrada. Também se falou sobre a identidade do religioso irmão que ainda carece de reflexão frente a estrutura de igreja que temos. Pois mesmo com os documentos conciliares dando suas contribuições ainda tem muito a se pensar e fazer.      
No momento da tarde Frei Tiago Santos e o Ir. José Rodrigues, partilharam um pouco daquilo que vivenciaram no encontro nacional acontecido em Belo Horizonte - MG. Fez-se uma exposição de fotos e vídeo de abertura do encontro e material oferecido pelos assessores Fr.Vanildo Zugno, OFMcap  que trabalhou um enfoque eclesiológico e Ir. Afonso Murad, FMS, que falou do Jesus irmão na bíblia, e o relatório do encontro nacional. Os mesmo apresentaram alguns pontos que foram discutidos e a necessidade de reflexão nesta área, bem como a escassez de material sobre o assunto.

“Estes religiosos são chamados a serem irmãos de Cristo, profundamente unidos a Ele, primogênito de muitos irmãos (Rm 8,29)”.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário